Poço artesiano localizado através de radiestesia
Radiestesia é uma palavra composta por dois termos distintos: radius, que vem do latim e significa radiação, e aisthesis, de origem grega e que significa sensibilidade, indicando assim a "sensibilidade às radiações".
Seus defensores afirmam possuir a capacidade de captar radiações e energias emitidas por quaisquer objetos, esta habilidade permitiria aos radiestesistas (geralmente com o auxílio de bastões, pêndulos e outros instrumentos) encontrar água e minerais, corpos enterrados, objetos perdidos, ou qual seria a melhor dieta para um determinado organismo.
Já os críticos afirmam que a Radiestesia é uma pseudo-ciência sem qualquer fundamento.
Ainda segundo estes, não existem artigos publicados em periódicos científicos que corroborem tal hipótese (a sensibilidade às radiações). Sendo esta uma forte evidência contra a Radiestesia.
Estudos Científicos
A radiestesia não prova ser uma ciência, pois, como mencionado anteriormente, não há dados que corroborem as hipóteses dos proponentes. Todos os experimentos conduzidos seguindo o método científico demonstraram que o uso de técnicas de radiestesia não aumenta a probabilidade de que seja encontrada água no solo estudado, por exemplo.
Porém, mesmo existindo divergências sobre sua eficácia a radiestesia conseguiu ser aceita pela Academia de Ciências de Cuba, e ser incluída em 2009 entre os temas debatidos no VIII Congresso Cubano de Geologia[2].
Nenhum comentário:
Postar um comentário